Aprenda a jogar, suas regras, ordem das cartas, manilhas, história, diferenças entre o truco paulista e o mineiro
VIRA - Após a distribuição das cartas fica uma carta virada ao centro da mesa. A manilha será a próxima carta na sequência, após a vira.
MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na ordem: paus, copas, espadas e ouros.
Manilha espanhol: se o vira é 5, a manilha é o 6
Manilha francês: se o vira é 5, a manilha é o 6
RODADA - Para vencer um turno é preciso de duas vitórias em até 3 rodadas. Cada rodada, um jogador joga uma carta. A carta mais forte ganha a rodada.
TURNO - Vale um ponto e pode ser aumentado para 3, 6, 9 e 12 pontos. É disputado em melhor de 3 rodadas.
PARTIDA - Vence a partida o jogador ou dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de até 3 rodadas cada).
MELHOR DE 1 ou 3 - Você pode escolher a vitória em apenas uma partida ou em melhor de três partidas.
TRUCO - Trucar é pedir para aumentar a aposta. Esse pedido só pode ser feito na sua vez. Se o jogador ou dupla adversária aceitar, o turno passa a valer 3 pontos, se o jogador ou dupla adversária não aceitar o desafiador ganha 1 ponto e começa um novo turno.
SEIS - Aumenta mais ainda a aposta de truco. De 3 passa a valer 6 pontos. Mas se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 3 pontos.
NOVE - Aumenta mais ainda a aposta de 6 passando a valer 9 pontos. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 6 pontos.
DOZE - Aumenta mais ainda a aposta de 9 passando a valer 12 pontos. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 9 pontos.
MÃO DE ONZE - O primeiro jogador ou dupla que somar 11 pontos, consegue olhar as cartas um do outro e avaliar se jogam ou não o turno. O turno que inicia com a Mão de Onze já começa valendo 3 pontos, e caso o jogador ou dupla não aceite começar o turno, o turno acaba e dá 1 ponto ao(s) adversário(s).
MÃO DE FERRO - É a Mão de Onze especial, quando as ambas as duplas somam 11 pontos simultaneamente na partida.
ESCONDER CARTA - Na sua vez de jogar, é possível esconder a carta ao invés de jogar na mesa, como tática de blefe. Não é permitido esconder a carta na primeira rodada.
FORÇA DAS CARTAS (DE MAIOR PRO MENOR)
Baralho espanhol
Baralho francês
Manilha de paus
Manilha de copas
Manilha de espadas
Manilha de ouros
3 (qualquer naipe)
2 (qualquer naipe)
Ás ou 1 (qualquer naipe)
K ou 12 (qualquer naipe)
J ou 11 (qualquer naipe)
Q ou 10 (qualquer naipe)
7 (qualquer naipe)
6 (qualquer naipe)
5 (qualquer naipe)
4 (qualquer naipe)
BLEFES - Envie sinais para seu parceiro que você possui manilhas.
CAIU DO JOGO?
Caso um jogador fique sem conexão ou bateria, um robô entrará no lugar do mesmo. O robô tem uma dificuldade de jogo média.
EXPULSÃO
Você é expulso de uma partida caso seja realizado 3 jogadas automáticas. Acima de 3 será banido do jogo por 24 horas.
TEMPO
Cada jogador tem 30 segundos para fazer a jogada em sua vez. Caso não seja feita, será jogada à mesa, automaticamente, a primeira carta da mão.
Pode ser jogado em 4 jogadores (2x2 em duplas) ou 2 jogadores (1x1).
É jogado com 40 cartas (retirar: 8, 9, 10 e Curingas).
Quando o vira é um 3 de qualquer naipe, as Manilhas serão as cartas QUATRO.
Quando o vira é um 7 de qualquer naipe no baralho francês, as Manilhas serão as Q (Damas), já no baralho espanhol, as Manilhas serão as cartas 10.
Em caso de empate na primeira rodada, vencerá o turno quem ganhou a segunda rodada.
Em caso de empate na segunda rodada, vencerá o turno quem ganhou a primeira rodada.
Em caso de empate na primeira e segunda rodada, vencerá o turno quem ganhar a terceira rodada.
Em caso de empate na terceira rodada, vencerá o turno quem ganhou a primeira rodada.
Em caso de empate em todas as três rodadas, ninguém pontuará.